6 dicas para manter a saúde ocular

Certa vez o poeta americano Edgar Allan Poe disse que os olhos são as janelas para a alma. Mas os olhos transmitem, fora a licença poética usada pelo escritor, a nossa capacidade de ver o mundo que nos cerca e, para que o sentido da visão seja aproveitado de maneira plena, é fundamental alguns cuidados. Neste dia 10 de julho, Dia da Saúde Ocular, é preciso lembrar que a negligência com os olhos pode provocar complicações na visão.

 

Por isso, mais do que apenas visitar o oftalmologista quando alguma intercorrência se manifesta, alguns cuidados básicos de rotina podem fazer na saúde ocular. Conheça as dicas do oftalmologista da Unimed Vitória, Alexandre Augusto Ruschi Neto, para manter a saúde “da janela para a alma” em dia!

 

  • Cuidado com o sol: Reduza a exposição dos olhos ao sol e a muita claridade
  • Evite coçar a região dos olhos: Para quem já tem predisposição genética, esfregar constantemente os olhos pode causar uma doença chamada cerotocone, que se caracteriza pelo afinamento e pela deformação progressiva da córnea, levando ao astigmatismo.
  • Evite o uso excessivo de colírios: Se automedicar pode agravar ou iniciar casos de glaucoma e catarata. Consulte sempre o oftalmologista para verificar qual solução é a mais indicada para o seu caso.
  • Sempre limpe a região dos olhos: Maquiagens podem causar reações alérgicas. Procure marcas de qualidade ou hipoalergênicas de sua confiança para evitar problemas na região dos olhos. Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol.
  • Tirar a lente de contato antes de dormir: A córnea precisa de oxigênio do ambiente. Ainda que não sejam completamente vedadas, as lentes funcionam como uma barreira.
  • Limpar as lentes de contato diariamente: É comum que as lentes acumulem substâncias do ambiente externo e muco do próprio olho. Por isso, a limpeza precisa ser diária.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat